quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Modalidades de Poker Pouco Exploradas

Tecnicamente o termo hold´em refere-se a "algumas cartas da mão/algumas cartas do board", e um jogo com 4 rodadas de aposta como estrutura. Ou seja o "hold´em" é uma estrutura de jogo usada para um dos tipos do jogo, o Texas. É a estrutura do jogo igualmente usada para o Omaha, que na verdade seria "Omaha Hold´em" mas é chamado apenas Omaha, dividido em Omaha hi(high) ou Omaha Hi-lo(high-low).
Apesar de pertencerem à mesma "categoria", as diferenças para ser vencedor neles é imensa, e este é o principal erro dos jogadores principiantes que tentam jogar tais modalidades de forma igual ou muito parecida, o que pode causar verdadeiros desastres!
Perceber isso é fundamental para que você selecione melhor os seus jogos e reconheça ainda mais os seus pontos fortes no poker e foque neles.
Eu posso citar vários motivos para tais diferenças começando pela parte logística : onde o dobro de mãos de hold´em são jogadas em 1 hora num jogo ao vivo e também por ser menos popular o jogo conta com mais "jogadores regulares" e menos aventureiros (fator que cito exclusivamente para o jogo ao vivo, não se aplica para o jogo online, onde sim há milhares de "curiosos").
No Texas para se atingir o objetivo do lucro é necessário enfrentar mais situações limítrofes(mais riscos)e, consequentemente, maior variância.
Trata-se de explorar pequenas vantagens(edge), e se envolver em "spots" nos quais a relação entre as mãos muitas vezes gira em torno de 55%/45% ou 60%/40%.
Obviamente, o que pode parecer irrisório no curto prazo representa uma larga vantagem no longo prazo e, portanto, deve ser aproveitada.
Jogadores excepcionais aumentam suas margens de favoritismo valendo-se de pequenos detalhes, como, por exemplo: conseguindo cartas grátis no turn, protegendo ou não seus big blinds, dependendo da situação, não tendo medo de apostar por valor no river (onde jogadores mais temerosos optariam pelo check), dando check em jogos fortes no turn para induzir blefes no river, quando jogando em posição, etc.
O ponto é que você não deve depender apenas da melhor mão que lhe permita vencer no showdown quando tiver AK contra KQ no bordo K9522(até porque será um sinal que você deve estar jogando tight demais, entregando muitos dos seus blinds e agindo como um alvo fácil, por ser demasiadamente previsível na mesa) desconsiderando que sua "STARTING HAND" é apenas a ponta do iceberg, se levarmos em conta todos os outros fatores que devem ser considerados quando você joga uma mão.
No Omaha, isso é muito diferente. Para os jogadores bons a vantagem (edge) é muito maior do que no Texas.
Seu nível técnico pode fazer com que possa se atrever a jogar uma gama de mãos gigantesca, incluindo até um 76s, que pode se tornar lucrativa no longo prazo dependendo dos outros fatores envolvidos no jogo como, por exemplo: oponente, jogo tight/loose, posição, etc.
Já no Omaha Hi-lo uma mão com 9764 sempre será uma mão péssima e com expectativa negativa a longo prazo (com raras exceções ao apenas se completar no SB por ex.) independentemente dos fatores acima citados para o Texas ou de quão fracos são seus adversários.
O ponto no Texas é a exploração de pequenas vantagens, mão após mão. Por outro lado, no Omaha devemos explorar os raros casos de imensa vantagem. Essa imensa vantagem ocorre porque a maioria dos jogadores não segue essa cartilha a sério, não quer um jogo onde o ''gamble'' não é recompensado ou que o número de mãos a serem jogadas por hora é EXTREMAMENTE reduzido .
Omaha é para tartarugas e o Texas para os coelhos, já li essa frase em algum livro!
Jogadores muito bons de Omaha Hi-lo têm um ganho maior por hora (com menos variância) do que um respectivo jogador com o seu nível no Texas, isso se dá pela citada diferença de nível dos jogadores fracos de Texas que estarão frequentemente em situações de 40%/60% com os bons enquanto no Omaha Hi-Lo normalmente
a vantagem na mão do bom jogador é muito maior, chegando até 10%/90% , isso em linhas gerais claro, sem generalizar.
Seu temperamento pessoal que vai definir qual é o melhor jogo pra você na verdade.
Não digo que um jogo é melhor do que o outro, longe disso. Ambos têm seus prós e contras como tudo na vida e, enquanto o Omaha você encontra mais dinheiro fácil nesses tempos de popularidade do Texas, neste também se encontra as mesas mais cheias e, em qualquer site que seja, o jogo estará sempre disponível, seja qual for seu limite jogado e também onde temos os melhores torneios, com maiores prêmios e quantidade suficiente para fazer um alto volume e consequentemente forrar. (sem volume alto de jogo o fator sorte tende a aumentar). Você encontra mais jogadores fracos nos torneios de Omaha porém os grandes fields nos de Texas compensam esse fator.
O que nos remete de volta a diferença básica entre Texas e Omaha. No Texas você trabalha em um volume muito maior de mãos com pequenas vantagens o que possibilita jogar pote maiores com maior frequência e uma maior chance de forrar
(porém com vâriancia absurdamente maior). Por outro lado será necessário um bankroll muito maior e consequentemente um controle dele mais rígido para evitar a quebra.
Nesse ponto vale notar que o dinheiro está espalhado por todas as modalidades apenas se encaixe em uma delas de acordo com seu perfil : Se abala com a variância? Gosta de jogos com mais gamble ou de jogos mais seguros? Em que pé está o seu equilíbrio emocional para o jogo?
Depois de passar pelo divã e se avaliar, vá às mesas e, quem sabe, possa aproveitar o caminho do Omaha Hi-lo tão menos explorado!

3 comentários:

  1. Estou repassando para cá matérias que escrevi para outro blog não mais ativo. , há muito tempo! espero que seja proveitoso !
    abraços
    Marra

    ResponderExcluir
  2. Show de bola esse artigo, gostei mto mesmo vi certas diferenças que não tinha parado para pensar, parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  3. E aí Marra blz, acabei de ler seu post, eu não ntndo muito de omaha, mas fiquei interessado em apender mais sobre o jogo, portanto vou dar uma estudada e tentar aprender um pouco mais sobre esta modalidade, esta foi a primeira vez que li algo sobre omaha, achei muito interessante.
    Parabéns pelo post e pelo blog.

    abraço

    ResponderExcluir