quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Poker Coaching

 

Algumas pessoas têm me perguntado se dou coach, na verdade entrei nessa àrea faz 1 ano e meio, onde comecei meio sem compromisso com o meu amigo Saulo (obrigado amigo!) e fui melhorando meu material de aula e métodos aos poucos. Até hoje de 15 a 20 pessoas fizeram o curso e creio que a grande maioria aprovou !!  No link a seguir seguem os detalhes sobre o coach, assim como o feedback de várias pessoas que o fizeram!

O link é do portal maisEV (maior fórum de discussões técnicas do Brasil), e se não abrir diretamente é porque você tem que se cadastrar no site (É GRÁTIS!).

 

http://www.maisev.com/forum/anuncios-de-coaching/57239-coach-eduardo-marra.html

 

estudar  estudar 1

Quanto Vale Sua Sobrevivência Em Um Torneio?

 

 

Sabe aquela frase que já deve ter ouvido alguém soltar de forma sarcástica ''só o primeiro lugar interessa''?

É algo que hoje em dia percebo que para MTT não é assim tão mentiroso, não no sentido literal, mas o instinto assassino que você tiver na mesa pode diferenciar um jogador que faz muitos ITM's de outro que não premia tão frequentemente, mas é sempre visto na disputa do HU de um torneio.

Vejo vários profissionais como Caio Pimenta sempre usando a palavra: DESAPEGO. Isso na prática significa que ele dá pouco valor ao tão discutido ''TOURNAMENT LIFE''. É uma discussão que está atualmente muito em pauta nos fóruns internacionais: quanto vale sobreviver em um torneio? E

 

desapegodesapego2

existem argumentos para defender a opinião dos mais conservadores como:

- Não dar valor ao TL gera jogadas de alta variância em MTT’s, que já tem a variância altíssima.

- Quantas vezes você estará na reta final daquele torneio? É um torneio regular de field pequeno ou um major de domingo?

- Talvez em um torneio ao vivo, você não terá o longo prazo suficiente (amostragem), assim como estando na reta final de um major como o tão sonhado Sunday Million para fazer aquela jogada ''DESAPEGADA'' prevalecer com expectativa positiva.

- A sua imagem na mesa se mantem a de um jogador bem tight e em situações extremas pode até conseguir take it down em seus pushes que outros jogadores loose receberiam insta call

- Você evitará períodos muito grandes de downswing por ter uma grande % de ITM.

Temos como exemplos o português Fernando Brito, que foi campeão da sétima temporada do EPT. Todos os brasileiros que o conheceram pessoalmente disseram que ele sempre pregava o estilo ''vamo devagarinho, sem pressa''... muito raramente roubava um blind aqui e ali, e voltava a esperar um jogo de valor (Valorizando ao máximo o TL) e provou ser possível ir longe com essa filosofia após a temperada inteira do EPT com resultados impressionantes.

Porém muitos profissionais online e top mundiais como: bigdogpckt5s, Kevin Saul (belowAbove) e até mesmo o nosso supertop Caio Pimenta parecem discordar totalmente disso e argumentos frequentes de quem defende esse lado da moeda são:

- Um jogador que não faz as tais jogadas de alta variância se torna mais previsível e é um possível alvo na mesa (seu BB provavelmente será mais atacado que o normal por saberem que você tende a não defendê-lo), no longo prazo pode ser mapeado por todos e assim provavelmente não se manterá lucrativo no decorrer dos anos.

- A própria estrutura de premiação dos MTT's privilegia o jogador que joga pelo título, pois a % dos prêmios é absurdamente concentrada nos primeiros lugares.

- Você estar sempre shortstack vai se colocar em mais situações de all-in pré-flop, tendo que ganhar coinflips e escapar mais frequentemente dos coolers, ao contrário de uma estratégia de jogo que tente fazer a manutenção do stake longe da faixa de blinds onde necessite de um push pré-flop.

- Tentando jogar a maioria do tempo mãos de valor e deixando de lado os steals, você possivelmente terá que runnar melhor para sobreviver.

O bigdogpckt5s, um jogador que eu acompanho em um site de coach gringo vai mais longe e afirma:

''Todo mundo literalmente alguma vez na vida já foldou 2 ou 3 mãos próximas a bolha que normalmente não fariam, pois é o instinto humano querer premiar, e também naquela mesa final em que você entra confortável em fichas, mas está sempre esperando os 2 shortstacks da mesa caírem antes de você. E com isso naturalmente o seu stack vai caindo nesse período de espera, você deixa de fazer moves que envolvam qualquer risco, esperando esse dinheiro extra pela queda dos dois na mesa.”

Hoje em dia ele diz que luta firmemente contra isso, pois crê que você diminui a sua chance de pegar o TOP 3 jogando dessa forma, inclusive não permitindo que seus alunos abram o lobby a cada 5 minutos para conferir a premiação e o pulo que terá no $$, além de não permitir a eles os tão comuns deals na mesa final. São fatores psicológicos que agem no subconsciente e farão diferença em seus resultados no longo prazo.

Eu também acredito ser esse o caminho ideal para se tornar um jogador consistente ao longo dos anos, se importar menos com a premiação e focar totalmente apenas na situação da mesa e no move certo que tem que ser feito. Mas sem dúvidas este ainda é um assunto polêmico, por isso podem enviar comentários, dúvidas, e etc, para meu twitter @eduardo_marra ou meu email ecmarra93@hotmail.com

 

Até a próxima

Eduardo Marra

sábado, 2 de abril de 2011

31/03/2011: um dia histórico para o QG do Akkari Team

Eis que nessa tarde de quinta-feira o time começa mais um sessão aparentemente rotineira, sendo que alguns do time já estavam no embalo de vários bons resultados e outros batendo em algumas traves. Situação curiosa passava o escritor desse blog que vos fala, passando pelo maior tempo x volume de torneios online se dando muito mal! (sick rotina de MTT grinders), mas como dizem ‘’segue o jogo’’, não estava tão preocupado porque neste meio tempo tinha chegado em 2 FT’s  jogando no Full Tilt no meu dia de folga do time, incluindo uma cravada e logo conclui ‘’tão mal assim não devo estar jogando para não me permitir nem estar chegando em retas finais para o time” (sick,sick) apenas com um décimo no 22+R e um deep run num sunday Million, mas realmente muito pouco para os muitos dias de grind que já tínhamos passado. Claro nesse RUN que nunca tinha tido de conviver em minha vida, o principal foco é sem dúvida o psiclogico que tem que ser trabalhado para não se mudar o jogo nessa fase (difícil). Fiz algumas análises de mãos também com meus companheiros de time paralelamente, arrumei alguns erros que estava comentendo talvez por alguma pressão própria que estava já começando a me impor.
O fato que nessa quinta-feira tudo começou diferente dos 20/30 dias grind … comecei a crescer em vários dos torneios, alguns outros acabei caindo mesmo já ITM, mas fiquei vivo e grande em duas retas finais do 30k garantidos-turbo e no tão almejado pelo time pelo prêmio alto Daily Ninety GRAND, tudo vai dando certo, ganhamos alguns flips decisivos (OPA, RUN GOOD ONE TIME, PLEASE! rs rs rs) e após alguns erros de SPOTS no turbo onde joguei mal um periodo dele fiquei shorstack, porém consegui voltar e aí sim caprichei 100% e me vi na FT do torneio … já grande em fichas e aplicando uns STEALS quando possível, (as retas finais desses torneios de menor buy-in costumam ser muito fáceis, pois a grande maioria ali que chega não tem experiência com momentos de pressão pela grande diferença dos prêmios da final e acabam por jogar muito duros ou perdendo chances boas de fazer a manutenção do stack com algum roubo). Logo, definitivamente esse era o dia, tudo deu certo: os moves encaixaram, os flips decisivos foram ganhos, as mãos jogadas por valor consegui extrair o devido delas! PERFEITO, o 1o torneio do dia foi cravado! o que já me tirava do vermelho num golpe só em relação ao balanço do time =), se dar por satisfeito não era o plano afinal de contas estava faltando cerca de 20 no DNG torneio que estava pagando uma PAMONHA DE $$$ para o campeão.
No DNG, a experiência/dicas do coach do nosso ''patrão'' e amigo André Akkari sem dúvidas foram fundamentais: conceitos de 3bet light, float e TIME de steal que ele vem passando dia a dia pra nós tem melhorado sem dúvida 200% o jogo do time inteiro (sair de um jogo mediano, para realmente outro nível de se pensar durante cada spot).
Fizemos muita ficha fácil na bolha da final table colocando pressão nos alvos que estavam se segurando (4 de 10 se segurando na faixa de 12BB’s) e assim foi, chegando bem na FT, adminstrando. Quando restavam 5 apenas na mesa, aconteceu algo tragicômico um jogador vai all-in de cerca de 20BB’s e por falta de atenção eu dei um missclick e dei instacall de 87o no all-in dele ( OH MEU DEUS ,$#@$%!?)  o vilão abriu KJ, mas um belo 8 no flop evitou de perdermos quase metade das minhas fichas que naquele momento garantia a liderança … kkkkkk  (tava estrelado ?) , é bem verdade que o cara ficou durante uns 30 min xingando no chat !! kkkkkk   THAT’S POKER!  LOL
                                  1
No 3-handed  eis a mão decisiva, dei 3-bet de JQs no jogador mais ativo dos 2 que sobraram ele deu call e o flop vem mágico :    J Q 2  rainbow  (será a mão do titulo?)  o vilão aplica um reraise no nosso CBET e após Raise/reraise todas as fichas são colocadas no ‘’centro do gramado’'!  Ele abriu AQ  (sonho apenas 3 outs pro sujeito), mas um “maledeto” A de espada cai no turn e acaba com o sonho ! =)    ficando pra minha carreira como o 3 outs mais caro até então me custando alguns mil dolares de prêmio ….
Reclamar? nem tinha como!! o dia tinha sido mais que excelente somei com a cravada no turbo e o terceiro lugar no DNG, as minhas maiores premiações num dia de poker online sem sombra de dúvida!  
Depois foi só comemorar com o time que nesse mesmo dia, totalizou um total de 6 mesas finais e o maior montante em premios ( RECORDE)! É, estamos começando a ficar afiados!?  rs rs rs
Por enquanto é isso galera, queria compartilhar com vocês a alegria de saber que o time está no caminho certo e trilhando passo a passo o caminho do sucesso, o grind em MTT é durissimo, rotina cansativa, etc. Mas como diria o ditado ‘’NO PAIN, NO GAIN’’!  Seguimos a batalha e atualizarei o blog com mais constância.  Discutirei algumas mãos chaves desses torneios todos no próximo post, o que acham?  
Para terem mais informações sobre meu grind diário, me sigam no twitter:
www.twitter.com/eduardo_marra 
ou o twitter do time
www.twitter.com/aakkariteam

GL nas mesas e um abraço!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

‘Apita o juiz , começa o jogo’ …

 

Olá galera! Venho aqui contar como foi todo o processo de inicio do projeto do AKKARI POKER TEAM e como foi a primeira semana de GRIND propriamente.

Assim que aberto o processo de seleção o Akkari me chamou pra fazer parte do projeto assim como nosso amigo Vini Marques e assim foi, dos mais de 1000 emails recebidos para se candidatar ao time, pré-selecionamos 50, claro os que tinham melhores resultados e que sentiamos ter possibilidade prática de poder se mudar pra SP ou vir pro QG do time 4 ou 5x por semana sem complicações de pais ou esposa, etc ( que tinha o apoio de seus entes queridos), pois esse é um fator externo que acaba influenciando e muito nos resultados a longo prazo.

Na entrevista Akkari aproveitou pra medir : conhecimento técnico , capacidade de trabalhar em equipe, objetivos de cada um (pois alguns ja grindavam até mais alto$ do que os buy-in que o projeto se iniciaria,ou seja,do ‘’LOW STAKES’’

E enfim foram chamados mais 4 jogadores bons e de super bom astral para compor conosco : Rodrigo Crespo, Joao Fera , Vinicius Scarpini , Vitor Rangel , Vinicius Marques e Eu compondo esse time. Daí em diante era só acertar os detalhes de logistica(como e onde seria o nosso querido QG) ,plano de jogo(Planilha com qual torneios começariamos a grindar) , palestras prévias da parte técnica com o mestre André Akkari ( QUE FOI REALIZADA) e partir pro pano verde de jogo ! =)

No final de janeiro o sonho é realizado e com a casa equipada com 6 computadores, planilha de jogo feita, começamos a grindar com tudo!!  após alguns percausos os primeiros resultados foram aparecendo incluindo : mesa final do $100+2R+1A (Fera) ,  FT do  $5,50+2R+1A (Crespo) , $5,50turbo e reta final no SUNDAY MILLION (Vina)

Eu tive como minha primeira trave o 22+R, onde num field de pouco menos de 1100 pessoas, acabei ficando em décimo primeiro, encontrando numa mesa com apenas 6 pessoas um cooler de JJ x AA  (ainda mais não tão deep em fichas).Mas como muita gente sabe o que manda nos MTT’s é você colocar um VOLUME de torneios extramente alto que os resultados apareceram de forma natural. Se tratando da modalidade de poker que tem a MAIOR VARIÂNCIA de todas, a rotina não é fácil mas o time escolhido têm essa capacidade de controle psicologico adequado e aguentará os períodos de seca.

Creio que pra 1 semana de jogo, os resultados estão acima do esperado contando que ainda estamos nos organizando com vários detalhes e agora mesmo o time terá uma pequena pausa para ser instalado uma segunda internet na casa, pois além do risco de ter 1 só, as quedas do sinal já atrapalharam 2 dias de grind nosso.

Vamos pra frente, pois a expectativa é das melhores!! o time está unido e otimista, fazemos discussões diarias sobre MÃOS CHAVES que qquer um dos 6 tenha jogado e isso sem dúvida vai melhorando o jogo de todos e alinhando uma idéia de ‘’ JOGO IDEAL’’ para todos .  Não poderia deixar de citar nosso SÉTIMO ELEMENTO ,  Rodrigo Notolli que está dando uma força para nós lá para controlar as planilhas e o entra e sai de $$$, além de ser um entusiasta do poker, tem planos e gana para voar longe!

P.S  ontem fiz uma final no  FTP no 18K garantidos , e caí em sexto … o prêmio foi razoavel , mas é sempre triste perder a chance de uma forrada grande $ =)

A primeira mão decisiva foi um 33 no botão x AJ do BB que era short … que fui pro  chão e perdi o flip . Após ficar shortstack e conseguir voltar pro jogo vem a seguinte mão:   Subi de Q10s no cutoff e com stake efeito de apenas 22BB’s na mão o flop vem :   J 8 2     ,  me dando :  Flush draw + GutShot (broca) e 1 overcard ..

a mão vai pro chão e meu oponente abre QJ  me deixando com 13 outs … onde eu teria um pouco menos de 50% de ganhar nessa hora, como eu o short era a situação ideal pra voltar pro jogo , infelizmente não bateu nenhum dos draw e cai …. Mas já ajuda e muito pra dar confiança pro jogo e seguir a rotina dura dos jogadores que vivem desse nosso querido esporte.  Fui bolha da FT no $24+2 de oamaha hi-lo ontem também . Enfim os resultados chegando …

Seguimos na Batalha e em breve eu atualizo todos vocês! um abraço e boa sorte a todos nas mesas online e live.

Eduardo Marra

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

schooling e starting hands

 

hi-lo 2''Eu me beneficio por ser uma jogadora de mixed-games. No Commerce Casino, eu participo de um jogo que inclui Omaha Hi/Lo, Stud Hi/Lo, Triple Draw e Badugi. Eu gosto dos jogos mixed por algumas razões. Primeiro porque jogar jogos mistos me ajudam a me manter afiada e interessada. Algumas vezes, quando jogo apenas um jogo por horas a fio, me sinto entediada.

Além disso, existem alguns jogadores que jogam bem algumas modalidades, mas não tão bem algumas outras. E isso me dá uma vantagem.
E a verdade é que até mesmo nos limites mais altos existem jogadores que não compreendem algumas modalidades tão bem.

ELES VEEM MUITOS FLOPS NO OMAHA HI-LO e perseguem suas cartas muito frequentemente no Triple Draw e no Badugi''.*
Kristy Gases
profissional do time do Full Tilt

*fonte: Superpoker

Schooling é um fenômeno comum em mesas loose de Hold´em. Acontece quando muitos oponentes jogando de forma errada pagam com ''draws'' fracos, como ''brocas'' ou pedidas de flush runner-runner, funciona como se esses tais jogadores estivessem defendendo-se entre si, porque caso um oponente pagasse com aquela pedida fraca Ex: flop Ahearts.jpg8diamonds.jpg7clubs.jpg e seu adversário te paga com 5Thumbnail image for hearts.jpg4Thumbnail image for hearts.jpg(procurando a broca do 6 ou um flush runner-runner)e outro com Jdiamonds.jpg9diamonds.jpg ( buscando o 10 ou runner-runner flush)
e outro com 6clubs.jpg4clubs.jpg (buscando a broca do 5 ou um flush runner-runner) , essa múltiplas chances que, numa mão HEADS-UP contra o seu sólido AA (trinca máxima) teriam uma % ( equidade) baixa, nessa mão enfraquecem demais sua trinca de ases, e, por tal razão, no longo prazo, os 3 calls, analisados conjuntamente, tornam-se menos ruins já que, pelo tamanho do pote, os odds seriam suficientes para justificar a ação dessas "drawing hands".

Deixarei mais claro explicando matematicamente. Nessa mesma mão acima se o AA disputasse contra qualquer outra das 3 mãos isoladamente(heads up), após o flop o AA seria favorito com margem de 82% x 18% aproximadamente. Já no caso dos 3 oponentes se envolverem com seus draws fracos, no flop, as chances de se vencer a mão seriam: AA (60%), 5Thumbnail image for hearts.jpg4Thumbnail image for hearts.jpg(12,44%) , 6clubs.jpg4clubs.jpg(10,98%) e Jdiamonds.jpg9diamonds.jpg (16,59%)
Ou seja, a chance da trinca perder essa mão já sobe para 40%!
Curiosamente, esse fenômeno não possui paralelo no Omaha Hi-lo (como descrito no meu primeiro artigo) sendo que, um dos principais erros dos iniciantes está em se querer jogar o Omaha Hi-lo de forma parecida com o Texas Hold´em valendo-se dos mesmos conceitos para as duas modalidades.

Ao perceber essa deficiência no jogo dos novatos, os grandes profissionais de Omaha Hi-lo tiram muita vantagem dessa situação e a tendência é que sua lucratividade aumente nesse cenário.

A respeito disso, vejamos o seguinte exemplo:

Suponha que você com KKA2 flope um trinca de K no flop: Kspades.jpgQhearts.jpg7clubs.jpg, rainbow.

Nós devemos realmente temer no máximo os dois primeiros calls que poderiam conter o poderoso WRAP de AJTx por exemplo e, mesmo nessa situação seríamos favoritos pois se, 4 ou 5 pagarem muitos desses, senão todos, pagarão "drawing dead" ou muito próximo a isso, o que aumentará o pote consideravelmente sem que eles tenham chance de puxá-lo.

Outro exemplo seria quando recebêssemos um call de um sujeito que tenha Ax de espadas (pedida de flush runner-runner nuts), nós simplesmente
vamos adorar que outros paguem com pedidas de flush menor e também pedidas de low runner-runner piores que nosso A2 Se considerar que não ganhará a menos que acerte um full house e, mesmo que não complete esse jogo no turn, ainda terá seus 10 outs fixos para o river (10/44).

Além disso, devemos considerar que em 3% das ocasiões perderemos para uma possível(ainda que raríssima) quadra num jogo com tantos oponentes sendo que também teremos nossos backdoor flush e gutshots, o que equilibra as coisas ao tirarouts dos oponentes.

A mensagem principal deste conceito é: construir um pote com raise pré-flop não ajuda os ''schooling'' oponentes e sim os que jogam com mãos mais sólidas o que expõe a mesma diferença entre os jogos já apontada: uma mão sempre será péssima no Omaha Hi-Lo independentemente de quantos oponentes se envolverem na jogada ou de quão favoráveis sejam os seus ODDS para o call.

A forma mais simples, direta de bater esse jogo é NÃO JOGAR TRASH HANDS e somente colocar mais dinheiro no pote quando tiver seu lindo AA23 enquanto vários de seus oponentes estão se arriscando com lixos como K954. Fica claro que, mãos péssimas não terão expectativa positiva (EV+) no longo prazo.

Este é um dos conceitos mais importantes do Omaha Hi-lo e, ao ignorá-lo, muitos jogadores mais familiarizados com o Texas Hold´em ou Omaha Hi (Pot Limit Omaha) seguem negativos e acumulando prejuízos constantes.

Sendo assim, atente-se para a sua seleção de mãos (starting hands) no Omaha Hi-lo pois isto é parte fundamental desse jogo , até nosso próximo encontro !

 

 

Abração galera! e um 2011 repleto de saúde e sucesso para todos os brazucas   no pano !!!